domingo, 1 de setembro de 2013

SUPERMAN 1988


Super-Homem foi um desenho produzido em 1988 pela Ruby-Spears Productions e Warner Bros, para coincidir com o aniversário de 50 anos do Homem de Aço. A produtora Ruby-Spears é conhecida por vários desenhos dos anos 1970 e 1980, entre eles Thundarr, o Bárbaro, Mr. T, Homem Elástico, Buggy a jato e Os Chipmunks (versão de 1983).

O desenho já começa de forma espetacular, com a música tema de Superman - O Filme (1978), composta por John Williams, sob um novo arranjo e uma narrativa baseada na série estrelada por George Reeves ("Mais veloz do que uma bala, mais potência do que uma locomotiva...").




Além de Luthor, o desenho apresentou outros grandes vilões: Cybron, um cyborg do futuro; Morpheus, um cientista que retirou os poderes do Super-Homem; e o Caçador, uma fera mutante criada pelo General Zod no intuito de eliminar o Homem de Aço. O desenho introduziu uma nova personagem: Jessica Morganberry, inspirada na Senhorita Tessmacher de Superman - O Filme. Ela era uma espécie de namorada de Lex Luthor, com quem ele confidenciava seus planos de conquist



Talvez, um dos episódios mais memoráveis seja o que Super-Homem une forças com a Mulher-Maravilha (Super-Homem e Mulher-Maravilha contra a Feiticeira do Tempo) para deter uma feiticeira maligna que dominou a Ilha Paraíso. Nos EUA, a dubladora B.J. Ward dublou a Mulher-Maravilha, ela já havia dublado a personagem na última temporada de Super-Amigos ("The Super Power Teams: Galactic Guardians").




Falando em dublagem, André Filho, dublador oficial de Christopher Reeve, providenciou as vozes de Clark e Super-Homem, o que dá um toque todo especial a este desenho. A Mulher-Maravilha, a exemplo dos EUA, parece que teve a mesma dubladora de Super-Amigos reprisando seu papel na dublagem.

Grandes nomes dos quadrinhos participaram da produção: Marv Wolfman, que ao lado de John Byrne, ajudou a revitalizar o personagem em 1986, fazendo de Luthor um industrial corrupto - ao invés de um cientista maluco -, com um anel de Kryptonita e o hábito sarcástico de chamar Super-Homem de "Super". Wolfman era o editor chefe das histórias. O lendário Gil Kane providenciou o design dos personagens. A animação é outra marca a parte, sendo superior a qualquer outro desenho anterior do Super-Homem.


Os quatro minutos finais de cada episódio apresentavam o Álbum de Família do Super-Homem, com histórias do jovem Clark crescendo em Smallville ao lado dos Kents, e mostrava histórias como sua adoção, o primeiro encontro com Lana, sua formatura, culminando com sua estréia como Super-Homem em Metropólis (It's Superman).



Nos EUA, a Warner Bros lançou um Box contendo todos os 13 episódios (incluindo o segmento Álbum de Família) numa coleção de dois discos. No Brasil, o desenho estreou pelo SBT, que o exibia no horário do almoço, em torno de meio dia, sendo exibido novamente pela Rede Record, à noite, e no programa Desenhos da Vovó (Mafalda) e sumindo da tv aberta. Posteriormente foi reexibido pelo Cartoon Network.

NO BRASIL 

Foi exibida no Brasil primariamente pelo SBT (anos 80), e depois pela Rede Record (anos 90).



Nenhum comentário:

Postar um comentário