terça-feira, 26 de agosto de 2014

As Novas Aventuras de Batman


Dando seqüência as aventuras animadas do Homem-Morcego que haviam sido canceladas em 1968, a Filmation Associates resolveu resgatar Batman e seu fiel Menino Prodígio, que estavam fazendo sucesso na série Super-Amigos e atuando como convidados especiais de Scooby-Doo (através dos estúdios Hanna-Barbera) e lançou As Novas Aventuras de Batman.
O desenho foi originariamente apresentado nos Estados Unidos, a partir do dia 10 de fevereiro pela rede CBS, sendo exibido junto com episódios de Superman/Superboy antigos. Em 1979, a série foi reorganizada em episódios de 30 minutos cada, sem o Superman/Superboy e recebeu o nome de The Adventures of Batman and Robin the Boy Wonder.
Como a série seria apresentada aos sábados pela manhã e tendo portanto, uma quantidade maior de público infantil, os produtores resolveram introduzir algumas modificações, como a retirada de cenas violentas, por exemplo e em seu lugar criaram "engenhocas" que eram utilizadas por todos, mocinhos ou bandidos.



O desenho contou com traços mais caprichados do que a versão anterior e uma animação mais qualificada, sendo utilizadas novas tecnologias de animação, novos personagens e cenários de fundo renovados, já que o desenho atingiria um público maior ao ser exibido aos sábados pela manhã.
A animação teve 16 episódios de meia hora produzidos, antes do Homem-Morcego ter que dividir o horário com Tarzan e o programa se tornar Batman / Tarzan Adventure Hour.
O destaque do desenho continuou sendo as cenas de ação, só que agora com uma redução das cenas de violência. A trilha sonora que embalou a dupla dinâmica na década de 1960 também era outro ponto forte, assim como as vozes de Batman e Robin que eram feitas por Adam West e Burt Ward, o que, para nós que assistíamos na “versão brasileira AIC-São Paulo” não fazia a menor diferença. As outras vozes foram interpretadas por novos atores que foram contratados especialmente para eles.


Nessa segunda versão animada de Batman e Robin, o enredo continua sendo o mesmo das histórias de sucesso da dupla, eles têm que limpar as ruas de Gotham City de sujeitos perversos como o Coringa, o Pingüim, o Charada, a Mulher-Gato, Senhor Frio, entre outros vilões. Para isso eles contam com o apoio do Comissário Gordon e de sua filha Bárbara que de vez em quando tira o uniforme de Batgirl do guarda roupa e parte para combater o mal em sua Batmoto.
O destaque do programa, no entanto, ficou por conta de um novo personagem, o amigo atrapalhado de Batman chamado Batmirim, um duende da Quinta Dimensão que apronta mil confusões e sempre acaba ajudando Batman, Robin e Batigirl a prender os bandidos. O personagem que tinha uma verdadeira adoração pelo Batman e considerava ele o seu herói, havia aparecido nos anos 50 nas aventuras espaciais de Batman nos quadrinhos.


O time de mal-feitores de Ghotam já conhecido do grande público, estava quase todo lá, além de novos vilões como Clayface. Apenas o Charada não participou do seriado, para tristeza dos fãs. Mas para compensar foi incluída a Legião do Mal da série Super Amigos, através de uma concessão da Hanna-Barbera que possuíam os direitos sobre esses personagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário